O que é Energia Limpa, Sustentável e Renovável?

Com o aumento das discussões sobre efeito estufa e aquecimento global, a população mundial tem voltado os holofotes para o uso de energia limpa e sustentável. Após algumas décadas de pesquisas, os cientistas descobriram diversas maneiras de produzi-la e utilizá-la. Como forma de manter a energia atual estável, o uso consciente e sustentável tem se mostrado a melhor solução na diminuição dos danos que afetam negativamente o planeta. Neste post, reunimos algumas informações para que você possa conhecer um pouco mais sobre os principais tipos de energia sustentável, quais suas vantagens e de que forma a sua utilização pode ajudar na jornada de conservação do meio ambiente.

Mas afinal, o que é energia sustentável?

Para uma energia ser considerada sustentável, ela necessita ser obtida através de um recurso natural inesgotável, como por exemplo, o vento ou o sol. O conceito de sustentabilidade envolve o princípio pelo qual devemos suprir nossas necessidades sem que isso prejudique a existência das gerações futuras. Isso aborda tanto questões ambientais quanto econômicas e sociais. Outra característica importante das energias sustentáveis é a necessidade de ser limpa e renovável, isto é, elas não devem liberar dióxido de carbono, o conhecido CO2, ou outros gases potencialmente causadores do efeito estufa. Resumidamente, a ideia de energia sustentável compreende a noção de que devem ser priorizadas fontes energéticas renováveis e não poluentes ao meio ambiente, com a finalidade de contribuir para a manutenção do planeta.

Quais os principais tipos de energia sustentável?

Conheça abaixo algumas das principais fontes de energia limpa:

• Energia Solar Fotovoltaica: 

A Energia Solar é gerada por meio de painéis fotovoltaicos que captam a energia do sol, transformando-a em energia elétrica. Os sistemas de geração solar podem ser instalados em residências, empresas e também são capazes de ser produzidas em larga escala, fornecendo energia limpa para vários consumidores.

Considerada uma das fontes renováveis que causam menos impactos no meio ambiente, a energia solar consegue garantir um benefício econômico significativo, já que está relacionada a uma grande redução nos níveis de consumo, além dos gastos com manutenções serem praticamente inexistentes.

Confira aqui um infográfico sobre o funcionamento da energia solar.

• Energia Eólica

A energia eólica é produzida a partir da força dos ventos e é gerada por meio de aerogeradores. Neles, a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A energia eólica é bastante comum na região Norte e Nordeste do país, mas infelizmente o seu potencial de aproveitamento ainda é pequeno.

• Energia Maremotriz

Menos conhecida que os outros tipos de energia, a maremotriz consiste na captação dos movimentos das águas do oceano e sua conversão em eletricidade com a ajuda de turbinas e barragens. Para aproveitar a energia potencial das marés, é necessário construir um sistema similar ao de usinas hidrelétricas, com barragens que precisam ser construídas no litoral e próximas ao mar, o que inutiliza aquela área tanto para banho, quanto para pesca, afetando assim economia local.

• Energia de Biomassa

A biomassa, também conhecida como massa biológica, é um volume de matéria orgânica capaz de criar gases que são transformados em energia elétrica. Esse tipo de gás resulta da decomposição de matérias orgânicas, como madeira, resíduos de alimentos, lixo agrícola, entre outros. No Brasil, os dados da Agência Internacional de Energia já apontam a biomassa como responsável por cerca de 11% da matriz mundial até 2020.

As energias sustentáveis oferecem benefícios substanciais para o clima, saúde e economia do país. Essas fontes de energia praticamente não geram gases ou resíduos potencialmente danosos ao meio ambiente e são encontradas através de fontes limpas e inesgotáveis, como o sol. Com um gerador de energia solar em sua residência ou empresa, você não precisa mais se preocupar com o preço da conta de luz ou reajustes tarifários, além de contribuir diretamente com a preservação do meio ambiente.
Quer saber com fazer parte desse novo jeito de economizar e gerar a sua própria energia? Solicite um orçamento com a Insole.