10 EMPRESAS QUE UTILIZAM ENERGIA LIMPA

Cada vez mais, a energia sustentável tem sido discutida e adotada em grandes corporações. Um dos tipos dessa energia é a solar, proveniente da luz e do calor do  sol, e considerada uma fonte renovável e sustentável. Ela pode ser utilizada por diferentes tecnologias, como o aquecimento solar, energia heliotérmica, energia solar fotovoltaica e arquitetura solar.

A grande procura por energia limpa fez com que grandes empresas fossem responsáveis pelo valor recorde de consumo. Só nos primeiros meses de 2018, o valor foi superior ao todo ano de 2017, com um consumo total de 7,2 gigawatts (GW) de energia sustentável, que foi parte de um acordo entre empresas como o Facebook e desenvolvedores eólicos e solares.

Esse crescimento no mercado deve-se ao também crescimento das políticas de sustentabilidade corporativa, com medidas que concentram em reduzir as emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa dentro das empresas.

10 grandes empresas e seus respectivos consumos

1- Facebook – 1,1 gigawatt

Quando o assunto é energia limpa, o Facebook leva muito a sério. O plano até 2020 é usar apenas energia renovável. Para isso, a empresa é um dos principais investidores do projeto chamado Fazenda Solar ( nome dado a grandes áreas de produção de energia solar), no Texas, Estados Unidos.

2- AT&T – 820 megawatts

Encabeçou um recente empurrão das empresas de telecomunicações ao comprar energia limpa, suas primeiras compras renováveis de todos os tempos.

3- Norsk Hydro-  667 megawatts

Empresa que produz alumínio que tem como principal estratégia expandir as operações em regiões do mundo onde pretendem usar energias com emissões zero, como energia hidrelétrica, energia eólica, energia solar e muito mais.

4- Alcoa Corp – 524 megawatts

A empresa conta com um novo projeto de concentração de energia solar e alavanca as abordagens de fabricação e montagem de grandes volumes, utilizadas nos mercados aeroespacial e automotivo, assim como a liderança em materiais e tecnologia da Empresa, para reduzir o custo de sistemas de Concentração de Energia Solar.

5- Microsoft – 473 megawatts

Recentemente, a empresa  anunciou o que chama de “a maior compra individual de energia solar já feita nos Estados Unidos”, comprando 315 megawatts de dois novos projetos de energia solar na Virgínia, como parte de seu esforço contínuo para alimentar seus data centers globais com energia renovável.

A energia virá de 750.000 painéis solares espalhados por 2.000 acres em projetos chamados Pleinmont I e II. Com a compra, a empresa diz que seu portfólio total de energia renovável atingirá 1,2 gigawatts globalmente, o que um representante da Microsoft descreveu como “energia suficiente para acender 100 milhões de lâmpadas LED ou enviar Marty McFly de volta para o futuro”.

A Microsoft afirma que atingiu o objetivo de fornecer pelo menos 50% de energia limpa aos seus data centers até o final deste ano. A empresa diz que o mais recente acordo ajudará a alcançar seu próximo objetivo, alimentando 60% de seus data centers com energia limpa até 2020.

6- Walmart- 408 megawatts

40% da energia consumida da Rede serão de fontes renováveis.O Walmart tem a meta global de aumentar em 600% a utilização de energia renovável em sua operação até 2020. No Brasil, 61 unidades já são alimentadas exclusivamente com energia limpa, através de contratos de compra no mercado livre. Até o final deste ano, 40% da energia consumida pela operação no Brasil serão de fontes renováveis.

7- T- Mobile- 160 megawatts

Foi a primeira operadora de telefonia dos EUA a usar energia renovável. Hoje, a T-Mobile juntou-se às empresas que fizeram essa promessa, comprometer-se a 100% de eletricidade renovável até 2021. Também se juntou ao RE100, a iniciativa global de empresas que possuem energia renovável completa como um objetivo declarado. A operadora de telefonia móvel apoiará este objetivo através de uma nova fazenda de energia eólica no Kansas, juntamente com a fazenda que já possui em Oklahoma. Juntos, as duas fontes de energia renováveis ​​fornecerão cerca de 60% da energia da T-Mobile.

8- MGM Resorts- 130 megawatts

Junto com outras gigantes corporações, a MGM Resorts faz parte de um pacto global, nomedo de RE100, que visa aumentar nos próximos anos o consumo de energia limpa.

9- Google – 120 megawatts

Empresa funciona com energia 100% renovável pelo segundo ano consecutivo.Segundo um recente comunicado,a gigante da tecnologia é a primeira grande empresa no mundo a conseguir o feito, algo que não é tão simples de ser alcançado. 

10- Nike – 86 megawatts

A gigante esportiva também é uma das grandes empresas que fazem parte  do pacto global chamado RE100 e se comprometeu publicamente a aumentar a fatia de energia limpa em suas operações nos próximos anos.

Quais as vantagens, e existe alguma desvantagem?

A grande e principal vantagem da energia limpa é o menor impacto no meio ambiente comparado aos danos causados pelo uso de fontes não renováveis, já que as fontes renováveis não liberam substâncias poluentes e constituem custo-benefício para toda a sociedade. Além disso, são responsáveis pela criação de novos postos de trabalho, favorecem a autonomia energética e desenvolvem novas tecnologias.

Como desvantagem, podemos citar que, apesar da maioria das fontes de energia renováveis serem consideradas limpas, algumas delas podem causar problemas ao meio ambiente, como por exemplo, a instalação dos aerogeradores de energia eólica que provocam mudanças nas paisagens dos locais em que são instalados, além de influenciarem no fluxo de migração de aves da região.

Quer saber como reduzir os custos e deixar sua empresa mais rentável? Clique aqui e descubra.